Os
principais prédios do Governo do Estado, em João Pessoa, a exemplo do
Palácio da Redenção, sede do poder executivo da Paraíba, Sudema e jornal
A União receberam iluminação rosa na fachada. Laços da mesma cor também
simbolizam a campanha de prevenção ao câncer de mama ‘Outubro Rosa’.
A
ação, neste mês de outubro, é fruto da parceria entre a ONG Amigos do
Peito e as secretarias de Estado da Saúde, da Mulher e Diversidade
Humana e da Comunicação Institucional. Foram produzidas camisetas,
faixas e peças publicitárias sobre o tema.
A
secretária de Estado da Comunicação Institucional, Estela Bezerra,
ressalta que o Governo do Estado participa da campanha por entender a
importância da mobilização social e o diagnóstico precoce do câncer de
mama. “Por isso, temos buscado garantir a assistência digna e eficiente.
Por
esse motivo, iremos abrir o Hospital de Oncologia em Patos. Implantamos
o mamógrafo em Guarabira, Patos e Catolé do Rocha. Exames fundamentais
na detecção do câncer de mama na faixa etária de maior incidência da
doença”, explica a secretária.
Origem
– Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi, nos Estados Unidos,
começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção
do câncer de mama, denominando essa mobilização de ‘Outubro Rosa’. A
primeira iniciativa no Brasil foi a iluminação do monumento Mausoléu do
Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do
Ibirapuera), situado em São Paulo (SP). No dia 2 de outubro de 2002,
quando foram comemorados os 70 anos do encerramento da revolução.
FONTE: SECOM/PB
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