segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Hospital de Santa Rita atendenrá toda a Região Metropolitana de João Pessoa e vai gerar 1.700 empregos, garante o Governo

Maquete do Hospital Metropolitano de Santa Rita - Capacidade: 209 leitos, 30 de UTI

Além de ampliar a rede hospitalar do Estado, o Hospital Metropolitano de Santa Rita vai gerar emprego para 1.700 profissionais. A ordem de serviço para a construção da unidade hospitalar vai ser assinada pelo governador Ricardo Coutinho nesta segunda-feira (20), às 18h, na Praça do Chafariz, em Tibiri II, na cidade de Santa Rita.

De acordo com a Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), serão investidos mais de R$ 100 milhões na obra. Doze municípios serão beneficiados com o serviço: Santa Rita, Bayeux, João Pessoa, Cabedelo, Lucena, Rio Tinto, Capim, Sapé, Cruz do Espírito Santo, Conde, Pedra de Fogo e Alhandra, beneficiando mais de 1,2 milhão pessoas. A obra terá uma concepção arquitetônica inovadora, ecologicamente correta, com aproveitamento de água e de luz solar.
O secretário de Estado da Saúde, Waldson de Souza, ressaltou o esforço do Governo da Paraíba, na atenção especial à saúde do povo paraibano. “Estamos trabalhando muito para ampliar os serviços e levar saúde de qualidade à população. Não estamos apenas abrindo hospitais, estamos preparando as unidades de saúde com profissionais qualificados e equipamentos avançados para atender cada vez mais os usuários de forma humanizada”, destacou.

Estrutura
O futuro hospital de Santa Rita irá disponibilizar para a população 209 leitos, sendo 30 de UTI, além de atendimento ambulatorial, imediato de emergência, urgência e trauma, e de pacientes em internação, com apoio ao diagnóstico e terapia. Para o setor de atendimento ambulatorial, o projeto prevê a construção de salas de espera de pacientes e acompanhantes, curativos, inalação, aplicação de medicamentos e de serviços. Também contará com consultórios de enfermagem, ginecologia/obstetrícia, pediatria e nutricionista. Está prevista ainda uma área exclusiva para serviço de nutrição e dietética, assim como uma farmácia popular.

O setor de emergência contará com salas de triagem, exames, suturas, raio-x, revelação, duas de observação materna e uma de observação pediátrica. Também terá posto de enfermagem e serviços, quarto de isolamento e quarto para plantonistas. O setor de apoio ao diagnóstico e terapia terá laboratórios de hematologia, parasitologia, urinálise e salas de lavagem, preparo e esterilização de material. O centro cirúrgico será equipado com cinco salas de cirurgias, posto de enfermagem, sala de recuperação pós-anestésica com duas macas, e espaços para funcionários e armazenamento de equipamentos e materiais.

O hospital vai oferecer o serviço de diálise, com acesso independente, com salas para tratamento hemodialítico não contaminado com oito poltronas, sala com duas poltronas para tratamento hemodialítico contaminado por hepatite B; uma sala para contaminados com hepatite C, também com duas poltronas. Contará ainda com uma sala de reprocessamento de dialisadores não contaminados e uma para processamento de dialisadores contaminados por hepatite B. A agência transfuncional do hospital será equipada com área para estocagem de hemocomponentes, com refrigerador para hemácias e freezer para plasma, além de uma sala com área para controle e distribuição dos hemocomponentes.


Do Paraíba JÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É importante salientar, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente expressam a opinião do blog DESPERTA CAAPORÃ.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...