domingo, 20 de julho de 2014

RoboCup é a grande atração durante esta semana no Centro de Convenções da Capital

 
Após a Copa do Mundo de futebol, agora é a vez de os robôs entrarem em campo. Pela primeira vez no Brasil, o maior evento internacional de robótica será uma das grande atrações de João Pessoa a partir desta segunda-feira. O evento começou ontem, mas os jogos da RoboCup só começam amanhã. A competição vai até o dia 25 e vai contar com quatro mil participantes de 45 países. São esperados mais de 60 mil visitantes para acompanhar as partidas no Centro de Convenções.

O torneio é dividido em quatro categorias: RoboCup Soccer, RoboCup Rescue, RoboCup Home e RoboCup Junior. Em cada categoria, haverá as competições futebolísticas e também algumas demonstrações. A RoboCup 2014 também prevê oficinas, simpósios, exposições interativas e workshops. O Brasil será representado por alunos da Universidade Federal de Brasília em parceria com a Somai, revendedora oficial dos humanoides no País.

O desafio das competições é se aproximar ao máximo dos movimentos reais do futebol. O intuito é realizar em campo, por meio das programações, as mesmas regras de um jogo de futebol convencional: dois tempos, chutes, marcação de gols, de faltas, e até cobrança de lateral. Além disso, os jogos serão observados por um juiz humano, muitas vezes com o auxílio de um juiz robô.

O evento é um campeonato oficial do Ministério do Esporte, organizado pela Sociedade Brasileira de Computação, em conjunto com o Governo do Estado da Paraíba e com dezenas de universidades do país. O projeto também é de responsabilidade mundial da RoboCup Federation e acontece em um país diferente a cada ano. Quando há Copa do Mundo, a competição é realizada, preferencialmente, na nação sede do evento da Fifa.

O campeonato de robôs é um projeto organizado mundialmente pela RoboCup Federation, que equivale à Fifa para o futebol. O evento acontece em um país diferente a cada ano. Quando há Copa do Mundo, o torneio é realizado na nação sede do mundial.

A RoboCup é um evento realizado por grandes empresas de robótica. O objetivo é, até 2050, fazer robôs tão perfeitos que possam desafiar o campeão da Copa do Mundo - de humanos, como a competição da Fifa deve ser conhecida no futuro tecnológico.
 
 
Do Portal Paraíba Já

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É importante salientar, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente expressam a opinião do blog DESPERTA CAAPORÃ.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...