terça-feira, 5 de novembro de 2013

AESA registra chuvas em quase toda a Paraíba nas últimas 72h

Em pleno começo de verão, está chovendo em praticamente toda a Paraíba. Desde último domingo que a Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA), registra chuvas no Estado, principalmente no Sertão e no Cariri, áreas que sofreram com a seca prolongada. O mês de novembro chegou trazendo boas notícias para os paraibanos, principalmente para os agricultores. Muitos açudes e barreiros que estavam secos, encheram com as inesperadas chuvas de novembro.

Quase todos os municípios paraibanos registraram chuvas nas ultimas 24 horas segundo a AESA. As precipitações foram registradas em 89 municípios. No domingo choveu em 109 cidade. O município que registrou maior volume pluviométrico foi Paulista, no Sertão do estado, onde choveu 146 mm.

Conforme dados registrado pelo órgão, os maiores índices pluviométricos foram registrados ainda em Catolé do Rocha (105 mm), Bernardino Batista (102), Boqueirão (96,7 mm) e Brejo do Santos (96,5 mm). Em algumas localidades do Cariri paraibano chegou a chover granizo.

Dois municípios da região do Cariri paraibano registraram chuva de granizo nas últimas 72h. As pequenas pedras de gelo caíram em Juazeirinho, Caraúbas e Riacho de Santo Antônio. A chuva provocou alguns transtornos nessas localidades.

Segundo a meteorologista Marle Bandeira, o sistema meteorológico registrou um 'vórtice ciclônico de altos níveis'. O fenômeno, de acordo com sua localização, pode trazer chuvas de granizo para a população. "Pouca umidade com altas temperaturas contribui para as nuvens se intensificarem e ocasionarem as gotículas de água transformando-se em pedras de gelo e precipitando em forma de granizo", explicou Marle.

As chuvas do fim de semana atingiram principalmente Cariri e Sertão do estado. Ainda de acordo com a Aesa, o açude Epitácio Pessoa, localizado no município de Boqueirão, recebeu a maior recarga de água do ano para um único dia. O reservatório natural, que estava com apenas 41,1% de seu volume, recebeu uma quantidade de água considerada significativa. A lâmina subiu 7cm e o manancial recebeu 2 milhões de metros cúbicos de água.


Do Pb Agora
Por Severino Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É importante salientar, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente expressam a opinião do blog DESPERTA CAAPORÃ.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...