domingo, 29 de junho de 2014

CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS: Maioria dos partidos deixam convenções para última hora


A maioria dos partidos deixou para realizar convenção partidária amanhã, no último dia para a realização de convenções destinadas a deliberação sobre coligações e à escolha de candidatos a presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal e deputado estadual. Apesar disso, muitas siglas já anunciaram apoios aos dois principais pré-candidatos que disputarão o Governo da Paraíba, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) e o governador Ricardo Coutinho (PSB). Na disputa ainda figuram os nomes do senador Vital do Rêgo Filho (PMDB), Antônio Radical (PSTU), Tárcio Teixeira (Psol) e Major Fábio (Pros).

Até o momento, o senador Cássio Cunha Lima conta com apoio do PEN, PSDC, PMN, PRB, PSD, PPS, PTC, PTdoB e SD. Já o governador Ricardo Coutinho que tentará a reeleição teve a confirmação do apoio do PT, PCdoB, PV, PRP, PRTB, PSL, PHS, PPL e Democratas.

A mais recente adesão à pré-candidatura tucana partiu do vice-governador Rômulo Gouveia (PSD) que anunciou rompimento com o governador Ricardo Coutinho e aliança com o senador Cássio. Outra adesão foi do PTdoB anunciada pelo presidente do partido na Paraíba, o ex-deputado Genival Matias.

Já o Partido Social Democrata Cristão (PSDC), através do seu presidente estadual João Corujinha, oficializou as candidaturas proporcionais do partido, na sexta-feira, e decidiu por apoiar a pré-candidatura de Cássio de maneira unânime através do diretório.

O Partido da Mobilização Nacional (PMN), através do diretório estadual, presidido pela jornalista Lídia Moura, decidiu pelo apoio à Cássio. Lídia disse o PMN estava decidindo de acordo com o que ele se presencia atualmente na Paraíba que é a eleição de Cássio para governador.

Outro partido que também já realizou convenção e anunciou apoio a pré-candidatura tucana foi o PEN. Em seguida o Partido Ecológico Nacional (PEN) da Paraíba realizou convenção, onde também oficializou as candidaturas que vão concorrer às vagas na Assembleia Legislativa do Estado e à Câmara Federal. Na ocasião, também foi referendada a coligação com o PSDB para apoiar a pré-candidatura do senador Cássio Cunha Lima.

O PRB se reuniu em Campina Grande e também referendou a aliança com os tucanos nas eleições deste ano. De acordo com Jutay Meneses, a legenda ouviu lideranças de todas as regiões. “Foi de maneira unânime a decisão dos militantes em prol do nome de Cássio Cunha Lima. Por onde o partido realizou eventos, a decisão pelo apoio ao senador foi o ponto alto”, afirmou.

Outro que também se antecipou ao anúncio que será oficializado hoje durante convenção foi o SD presidido pelo deputado federal, Benjamin Maranhão. Segundo ele, Assim como no âmbito nacional, na Paraíba o Solidariedade também apoiará o PSDB com a pré-candidatura do senador Cássio. “Atualmente, o Solidariedade conta com 24 deputados federais. A estratégia é aumentar esse número, garantindo mais representatividade na Câmara”, destacou.

PSB conta com parceria de 9 partidos

O governador Ricardo Coutinho conta, até o momento, com apoio de pelo menos seis partidos. O apoio mais recente recebido pelo governador foi do PT, quando anunciado também a pré-candidatura de Lucélio Cartaxo para o Senado. Apesar da indicação da direção nacional petista recomendar apoio a pré-candidatura do PMDB, o PT paraibano garante que aliança com Ricardo será mantida.

Entre os partidos que já anunciaram apoio ao socialista, está o Partido da Pátria Livre (PPL) que também anunciou apoio a reeleição pré-candidatura do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, também do PSB, durante convenção partidária. “Vamos apresentar para o governador, junto com outros partidos que vamos nos aliar, a criação da secretaria do Trabalho na Paraíba. Isso vai fortalecer o desenvolvimento do Estado”, disse.

O PRP já havia anunciado que vai defender a reeleição do governador. Na ocasião, a presidente da legenda, Maria da Luz, disse que já recebeu o aval da direção nacional para a manutenção do apoio ao governador, e que deverá discutir a formação de uma coligação proporcional que garanta o crescimento do PRP na Assembleia Legislativa.

Mesmo sem ter realizado ainda convenção, o presidente do Democratas, Efraim Morais, já confirmou que mantém a aliança com o PSB. “Fazemos parte desse governo e vamos lutar para que essa administração continue”, disse.

O PSL presidido pelo deputado estadual, Tião Gomes, é outra legenda que fará coligação com o PSB para as eleições de outubro, acompanhado pelo PCdoB, PRTB, PV e PHS.


Alianças garantem maior tempo de TV


Na reta final para deliberação sobre coligações, os pré-candidatos ao Governo do Estado buscam o maior número de partidos para compor uma aliança que garanta um bom tempo de TV no guia eleitoral. Considerada a principal arma eleitoral, o tempo dos candidatos ao Governo do Estado neste ano está indefinido.

Até agora, os pré-candidatos Cássio Cunha Lima e Ricardo Coutinho apresentam as maiores composições de força. O pré-candidato Vital do Rêgo ainda costura alianças para o pleito desse ano. Já os pré-candidatos Major Fábio, Tárcio Teixeira e Antônio Radical terão chapa puro-sangue, sem apoio de outras siglas.

O senador Cássio Cunha Lima conta para a eleição deste ano com apoio do PEN, PSDC, PMN, PRB, PSD, PPS, PTC e SD. Essa composição de força garante ao tucano, por enquanto, mais de cinco minutos do tempo de TV. Na aliança tucana, além do próprio PSDB o partido que mais conta com tempo é o PSD com 1’51’’ (um minuto e cinquenta e um segundos).

Já o governador Ricardo Coutinho que tentará a reeleição teve a confirmação do apoio do PT, PCdoB, PV, PRP, PRTB, PSL, PHS, PPL e Democratas. Esses partidos garantem ao socialista um tempo superior aos cinco minutos. Nessa relação de forças aliadas, o PT é o partido com maior tempo de TV, superando até mesmo o PSB. Os petistas dispõem de 3’03’’ (três minutos e três segundos) enquanto que os socialistas têm 1’08’’ (um minuto e oito segundos).


Do Portal PB Agora

sábado, 28 de junho de 2014

Deputado Branco Mendes, do PEN, confirma presença em convenção do PSDB

Deputado Estadual Branco Mendes (PEN-PB)

O deputado estadual Branco Mendes, do PEN, confirmou na tarde deste sábado que estará presente na convenção do PSDB, que acontecerá neste domingo. O deputado já declarou oficialmente que vota em Cássio Cunha Lima na Majoritária e garante que não virá sozinho.

"Estou trazendo minhas lideranças de todas as regiões da Paraíba", afirmou o parlamenta.

Branco acrescentou ainda que além de trazer seus correligionários do Litora Sul do Estado, trará também parceiros do vale do Piancó.

O deputado foi um dos primeiros políticos do estado a declarar apoio ao senador Cássio Cunha Lima, após rompimento com Ricardo Coutinho.



Do Portal PB Agora

Ex-engraxate paraibano é o mais novo bilionário, diz Revista Forbes

Paraibano de Santana dos Garrotes, o empresário Janguiê Diniz foi anunciado pela Revista Forbes como o mais novo brasileiro presente em sua seleta lista de bilionários no mundo. De acordo com a publicação, o patrimônio de Janguiê está avaliado em US$ 1,1 bilhão.

Fundador e principal acionista do grupo Ser Educacional, Janguiê Diniz mora em Recife há mais de vinte anos. Ele possui várias universidades espalhadas pelo Nordeste.

José Janguiê Diniz nasceu em 21 de março de 1964, no distrito de Santana dos Garrotes na Paraíba. Era um dos sete filhos de Lourdes e João. Aos seis anos, sua família deixou o Sertão paraibano e seguiu para o centro-oeste, para o município de Naviraí, no Mato Grosso do Sul.

Aos 8 anos, Janguiê montou seu primeiro “empreendimento”: uma caixa de engraxate. Pouco depois, trocou a graxa nos sapatos, pela venda de laranjas. Até que os seus pais decidiram mais uma vez mudar de região. Seguiram então para Pimenta Bueno, em Rondônia. Mesmo com tantas mudanças, os pais sempre o incentivaram a estudar.

Aos 14 anos, ele se deparou com uma encruzilhada. Não havia 2º grau em Pimenta Bueno. Para continuar estudando, seria preciso deixar a família e seguir só dali pra frente. O destino escolhido foi o Recife, onde Janguiê procuraria um tio que nunca conhecera. O advogado Nivan Bezerra da Costa tomou um susto quando viu o sobrinho franzino entrar pelo seu escritório e pedir ajuda para poder estudar no Recife. Tio que logo se tornaria um segundo pai para Janguiê. O garoto ganhou um emprego como datilógrafo e um lugar para dormir numa gráfica em um dos antigos casarões da Rua Velha, no centro do Recife. Trabalhava de dia e estudava a noite. Estudava muito. O sonho de fazer medicina foi substituído pelo fascínio despertado pelo Direito. Prestou vestibular em 1983 e foi aprovado na UFPE.

A experiência no escritório do tio fez com que Janguiê começasse a faculdade com um certo domínio na área. Isso talvez explique como, ainda no 4º ano do curso, ele já havia montado uma empresa de cobranças com 30 funcionários trabalhando para ele. Os lucros da empresa foram diminuindo e levaram Janguiê de volta aos livros. Eram seis horas diárias dedicadas aos estudos para o concurso da magistratura trabalhista. Em 1992, Janguiê tornou-se juiz togado do trabalho. Nesta época, já havia se formado em Letras na Unicap e ensinava na Faculdade de Direito de Olinda.

Embora tenha conquistado uma vaga de juiz no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, exerceu o cargo por apenas um ano, para poder se dedicar a outra carreira e a outros projetos. Em 1993, passou no concurso público para Procurador do Trabalho do Ministério Público da União e no de professor efetivo da Faculdade de Direito do Recife - UFPE. Fez várias pós-graduações lato sensu, além de mestrado e doutorado na UFPE. Escreveu vários livros sobre direito e educação. Em 1994 fundou o Bureau Jurídico, curso preparatório para concursos públicos. No mesmo ano, Janguiê começou a investir na realização de congressos nacionais e internacionais na área jurídica.

Em 1998, fundou o BJ Colégio e Curso, que atualmente oferece turmas da Educação Infantil ao Pré-Vestibular. Em 2003, nasce no Recife, a Faculdade Maurício de Nassau acompanhada por uma nova marca, o Grupo Ser Educacional. Em 2007, é fundada a Faculdade Joaquim Nabuco, com unidades em Paulista e no Recife. No mesmo ano, a Maurício de Nassau se expande para o estado da Paraíba, abrindo unidades nos municípios de João Pessoa e Campina Grande. No ano seguinte, a instituição implanta unidades em Salvador e Lauro de Freitas, na Bahia, e em Natal, no Rio Grande do Norte, e Maceió, em Alagoas. Em 2010 foram abertas as unidades de Fortaleza, no Ceará, Aracajú em Sergipe. E em 2011 foi criada a Maurício de Nassau de Belém, no Pará. Agora se prepara para abrir unidades em Caruaru, no Agreste pernambucano, em São Luis no Maranhão e em Manaus no estado do Amazonas. O processo de expansão é acompanhado pelo Grupo Ser Educacional, que reúne todas as instituições.

Ao olhar para trás, Janguiê não se arrepende de ter passado boa parte de sua vida sobre livros. Foram as páginas que lhe guiaram numa bela trajetória de vitórias. Seu nome é reconhecido como sinônimo de talento e obstinação.



Do Portal Mais PB com Folha de Pernambuco


Pesquisa Correio/Souza Lopes: Cássio lidera com 43,8% e Ricardo tem 25,1%

Se as eleições fossem hoje na Paraíba, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) venceria a disputa ao Governo com 43,9% das intenções de voto. É o que revela a nova pesquisa Correio da Paraíba/Souza Lopes, divulgada neste sábado (28).

Em segundo lugar aparece o governador e candidato à reeleição Ricardo Coutinho (PSB) com 25,1%. Como a pesquisa foi feita entre 19 e 23 de junho, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) teria 8,5% da preferência do eleitorado.

Major Fábio (Pros) e Leonardo Gadelha (PSC) tem 0,3%. Já Antônio Radical (PSTU) surge com apenas 0,1%. Tárcio Teixeira (PSOL) não pontuou. Branco e nulo somam 10,1% e indecisos 11,9%.  


Do Portal Mais Pb

sexta-feira, 27 de junho de 2014

FPM DE JUNHO DE 2014 É 10% MENOR QUE O DO MESMO PERÍODO DE 2013

O terceiro repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de junho vai ser de R$ 1.117.032.857,69 – considerando o porcentual destinado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fundeb). O recurso distribuído entre os Municípios entra nas contas na segunda-feira, dia 30 de junho. Ao calcular o montante retido para o Fundeb, valores brutos, o terceiro repasse de mês chega a R$ 1.396.291.072,11.
Conforme análise da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o valor desse decêndio é 5,62% maior que a previsão da Receita Federal do Brasil (RFB). Em comparação com o mesmo período de junho de 2013, o Fundo apresenta redução de 23,1%. Em termos nominais, e sem considerar a inflação.
Com esse repasse, o fundo transferiu aos Municípios R$ 5,776 bilhões durante o mês de junho. No mesmo período de 2013, o acumulado ficou em R$ 6,418 bilhões, o que representa redução de 10,0%, em termos reais. Desde o início do ano, o FPM somou R$ 41,334 bilhões. No mesmo período do ano passado, o montante era de R$ 39,966 bilhões. De acordo com a Confederação, em termos reais, o crescimento é de apenas 3,4%.
Apesar de ter obtido um pequeno aumento, a CNM lembra aos gestores municipais de que o repasse do FPM tende a ser menor de junho a outubro, e por isso o aconselhável é manter a prudência e o controle financeiro para enfrentar esses meses. Para julho, a previsão da RFB é de crescimento de 1% em relação a junho. No entanto, por ser apenas uma estimativa, o valor está sujeito a alterações tanto para mais quanto para menos.
VEJA NOS QUADROS ABAIXO OS VALORES, POR FONTE DE RECURSOS, CREDITADOS PARA OS MUNICÍPIOS DO LITORAL SUL NO MÊS DE JUNHO DE 2014: 
MUNICÍPIO DE ALHANDRA
 PERÍODO
HISTÓRICO
VALORES
C/D
01 à 30.06.2014FPM1.000.475,49C

FEP 17.304,67C

ITR0,00C

ICMS EXPORTAÇÃO1.879,99C

ICMS ESTADUAL
 1.235.517,31C

ANP - ROYALTIES
1.369.043,23C

CFM
0,00C

FUS
 335.680,87C

FUNDEB661.142,51C

SIMPLES
9.654,97C

AFM
0,00C

TOTAL BRUTO
4.630.699,04C

DEDUÇÕES 829.905,01D

TOTAL LIQUIDO3.800.794,03C




OBS: Nos valores acima não estão incluídos os repasses referente aos programas da SAÚDE, AÇÃO SOCIAL E EDUCAÇÃO como: PSF, SAÚDE BUCAL, SAMU, ACS, PETI, PROJOVEM, CRAS, NASF, PNAT, PNAE e outros.
FONTE: CNM/BB
MUNICÍPIO DE CAAPORà
 PERÍODO
HISTÓRICO
VALORES
C/D
01 à 30.06.2014FPM 1.000.475,49C

FEP17.304,67C

I T R143,00C

ICMS EXPORTAÇÃO1.864,14C

ICMS ESTADUAL
1.225.099,69C

C F M
11.422,99C

FUS
334.137,30C

FUNDEB
872.155,56C

SIMPLES6.451,27C

TOTAL BRUTO
3.469.054,11C

DEDUÇÕES
926.546,14D

TOTAL LÍQUIDO
2.542.507,97C












OBS: Nos valores acima não estão incluídos os repasses referente aos programas da SAÚDE, AÇÃO SOCIAL E EDUCAÇÃO como: PSF, SAÚDE BUCAL, SAMU, ACS, PETI, PROJOVEM, CRAS, NASF, PNAT, PNAE e outros.
FONTE: CNM/BB
MUNICÍPIO DE CONDE
 PERÍODO
HISTÓRICO
VALORES
C/D
01 à 30.06.2014FPM 1.000.475,49C

FEP17.304,67C

ICMS - EXPORTAÇÃO1.171,84C

ANP - ROYALTIES0,00C

ICMS ESTADUAL
770.127,38C

-
0,00C

FUS
318.929,08C

FUNDEB
 1.056.053,87C

ITR53,90C

AFM
0,00C

SIMPLES
25.245,78C

TOTAL BRUTO
3.189.362,01C

DEDUÇÕES843.129,45D

TOTAL LIQUIDO2.346.232,56C




OBS: Nos valores acima não estão incluídos os repasses referente aos programas da SAÚDE, AÇÃO SOCIAL E EDUCAÇÃO como: PSF, SAÚDE BUCAL, SAMU, ACS, PETI, PROJOVEM, CRAS, NASF, PNAT, PNAE e outros.
FONTE: CNM/BB
MUNICÍPIO DE PITIMBÚ
 PERÍODO
HISTÓRICO
VALORES
C/D
01 à 30.06.2014FPM1.000.475,49C

FEP7.304,67C

ITR 7,73C

ICMS EXPORTAÇÃO185,66C

ICMS ESTADUAL
122.013,18C

C F M
0,00C

FUS
168.402,24C

FUNDEB
537.049,30C

SIMPLES 1.518,83C

TOTAL BRUTO
1.846.957,10C

DEDUÇÕES
 635.342,83D

TOTAL LÍQUIDO
1.211.614,27C












OBS: Nos valores acima não estão incluídos os repasses referente aos programas da SAÚDE, AÇÃO SOCIAL E EDUCAÇÃO como: PSF, SAÚDE BUCAL, SAMU, ACS, PETI, PROJOVEM, CRAS, NASF, PNAT, PNAE e outros.


FONTE: CNM/BB
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...